terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Introdução

No âmbito da disciplina de Estudo do Meio I, sob orientação do Dr. Paulo Brazão, foi sugerido a elaboração de um trabalho, denominado Gastronomia Tradicional da Madeira.
Este trabalho tem como objectivo recolher e dar a conhecer alguns comeres e beberes característicos da nossa região, nomeadamente, pães, sopas, carnes, peixes, doces, açucares, ervas, especiarias, molhos, frutas, legumes e bebidas.
Para a concretização deste trabalho é necessário o aprofundamento na leitura de vários livros e a pesquisa local, a fim de recolher a informação essencial.
Este trabalho será estruturado em duas partes. A primeira, será constituída pelo levantamento dos comeres e beberes tradicionais madeirenses e das vivências gastronómicas e pela contextualização histórica. A segunda, englobará uma listagem de receitas da cozinha madeirense.
Pretende-se assim, transmitir conhecimentos sobre a nossa gastronomia tradicional, proceder a uma recolha fotográfica, disponibilizar a informação na Internet, através de um blog e divulgar o trabalho efectuado através de uma apresentação oral, para a turma do primeiro ano de Educação Básica.

Sem comentários: